O que é Cromatografia?

O que é Cromatografia?

A análise cromatográfica determina quantos produtos químicos estão presentes em uma amostra de óleo essencial e os separa para um estudo posterior mais aprofundado. Funciona assim:

Primeiro o instrumento de cromatografia vaporiza uma pequena amostra líquida dentro de uma câmara especial que varre o gás resultante através de uma coluna aquecida com a ajuda de um gás inerte transportador conhecido como fase móvel. Uma fase líquida estacionária dentro da coluna retarda as moléculas de gás da amostra à medida que passam pela coluna, e de acordo com o tamanho e outras propriedades, os diferentes compostos vão passando a diferentes taxas e saindo da coluna um por um. Antes de cada composto sair do instrumento eles passam por um detector que registra o tempo e a quantidade relativa de cada substância, esse detector envia um sinal eletrônico para um amplificador que imprime um cromatograma que representa o tempo de saída e a quantidade de cada composto com uma série de picos.

Comparando esses picos com os padrões conhecidos produzidos por certas substâncias obtém-se as indicações da composição original. 

 

As amostras foram solubilizadas em diclorometano e analisadas em cromatógrafo a gás com detector de massas nas condições descritas a seguir. Volume injetado: 0,5 BL

Coluna HP-5MS, 5% difenil, 95% dimetil polisiloxano (30 m x 0,25 mm; 0,25 gm) Gás de arraste: He (99,9999); 1,0 mL/min Injetor. 240 ºC, modo Split (1:300) Forno 40 ºC (3 min) 280 ºC  (10 ºC /min); 280 ºC (5 min).  Tempo total de corrida = 32 min. Detector. Espectrômetro de massas tipo Quadrupolo. Fonte de Ionização: Impacto de elétrons (70 eV) Modo varredura (0,09 seg/scan).  Faixa de massas: 50 - 500 daltons (uma). Equipamento: 5975C Agilent - Central Analítica Instituto de Química UNICAMP

BuscaIntegrada
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Treepac Óleos Essenciais - ME - CNPJ: 23.248.268/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2025