Como usar os Óleos Essenciais e os Hidrolatos

Composição dos óleos essenciais

Cada óleo essencial é composto por moléculas específicas pertencentes a diferentes famílias de produtos bioquímicos. Estas moléculas constituem o bilhete de identidade dos óleos essenciais e dos hidrolatos e são os responsáveis pelos odores e propriedades que os caracterizam.

Utilização/indicações dos óleos essenciais 

Os óleos essenciais são utilizados de muitas maneiras e têm se mostrado fundamentais quanto ao seu benefício, sendo então considerados uma eficiente fonte de produtos naturais no tratamento de patógenos resistentes a medicamentos. Além disso, tem se potencializado o uso desses óleos como alternativa para doenças infecciosas, pois estes constituem uma fonte de compostos orgânicos naturais muito promissoras no combate de diversas doenças.Deve-se evitar exposição ao sol após o uso de óleos citrícos com perigo de queimaduras e manchas na pele.

Utilização/indicações dos hidrolatos

Os Hidrolatos são muito ricos em oligoelementos e moléculas aromáticas, solúveis em água. É um produto que contém muitas propriedades terapêuticas (os oligoelementos desbloqueiam os vários processos metabólicos que geram doenças infecciosas ou funcionais). Por serem suaves, podem ser usados em crianças, idosos, jovens e em pessoas com saúde debilitada. 

  • Uso interno

A ingestão de óleos essenciais deve ser feita sob orientação de um terapeuta.

  • Massagem, banho e escalda-pés

Os óleos essenciais e hidrolatos são ideais para se utilizar em massagens e no banho para relaxar profundamente ou para revitalizar o corpo. Eles penetram facilmente na pele onde exercem os seus efeitos benéficos. Para este fim os óleos essenciais devm ser diluí-los num óleo vegetal neutro (óleo de amêndoas doces ou óleo de jojoba, por exemplo).

Os hidrolatos podem ser usados puros.

Algumas recomendações para o uso externo:

· Massagem corporal: 2,5 a 5% de óleo essencial ou 5 a 10 gotas em ml de óleo vegetal neutro.

· Óleo ou creme facial: 1% de óleo essencial ou 2 gotas em 10 ml de óleo vegetal ou creme.

· Banho aromático: 3 a 5 % de óleo essencial ou 6 a 10 gotas em 10 ml de óleo vegetal neutro.

· Xampu: 1 a 2 % de óleo essencial ou 2 a 4 gotas em 10 ml de xampu.

· Utilização local: para algumas indicações utilizam-se concentrações maiores (> 20%), aplicam-se por exemplo, nos músculos e articulações, contra parasitas, etc..... Estas aplicações deverão ser feitas exclusivamente sob a supervisão de um terapeuta!

  • Inalação

Ideal para suavizar e acalmar a garganta e as vias respiratórias. Os óleos essenciais chegam rapidamente ao nariz e facilitam assim a respiração. Adicionar, num recipiente, 2 a 3 gotas de óleo essencial a água fervente, respirar os vapores libertados durante 5 a 10 minutos (atenção: evitar os óleos irritantes!).

  • Aromatizador de Ambiente e Roupas

Os óleos essenciais conferem um aroma agradável. Utilizar preferencialmente difusores elétricos, que não aquecem o óleo, e que o difundem o óleo em partículas muito finas. 15 minutos de difusão é o suficiente. Os Hidrolatos podem ser borrifados diretamente no ar para aromatizar o ambiente da casa, do escritório e do carro. Com ele você pode perfumar naturalmente suas roupas no varal, no guarda-roupas, a cama e o sofá, toalhas, cortinas, tapetes e carpetes.

  • Defumador líquido

Para aqueles lugares ondem não se podem acender incensos, queimar folhas, os hidrolatos podem ser borrifados diretamente no ar para limpeza, harmonização, relaxamento, proteção contra as energias negativas e purificação. Promovem sensação de bem estar e uma atmosfera agradável. Podem ser usados na sala de terapia, na meditação, consultório, hospital, escola, carro, ônibus, quarto de hotel, escritório, carro, etc; em praticamente todos os lugares e momentos. Também indicados para limpeza da aura e dos chacras, limpeza de cristais, objetos de cerimônia, imagens, etc.

 

BuscaIntegrada
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Treepac Óleos Essenciais - ME - CNPJ: 23.248.268/0001-42 © Todos os direitos reservados. 2025